quinta-feira, 29 de maio de 2014

Atirar primeiro

Acabou de acontecer na timeline. No horóscopo de hoje a Barbara Abramo dizia que a Lua Nova em Gêmeos sinaliza fortalecimento das oposições ao governo Dilma nos próximos dias.

A turma que não costuma ler o horóscopo diariamente estranhou. E começou a achincalhar. Mídia golpista. Olha lá. Tá vendo. #FolhaMente.

Passado fiquei eu com tudo isso. Calma caras. Ela sempre publica coisas nessa linha. Mas a galera do deboche que não acompanha as previsões preferiu julgar. 

É que eu sou um entusiasta, um curioso da astrologia e de vez em quando tento entender um pouquinho dessas coisas.

Sei que tem planetas que regem o governo, assim como tem planeta que rege as comunicações, as brigas e etc. A afirmação das oposições fortalecidas deve ter vindo daí.

Foi igual a Tati Bernardi, quando o texto sobre as profissões que mais comem mulher virou ~polêmica. Ninguém nunca tinha lido um texto dela antes aparentemente. E já fazia alguns meses que ela tava escrevendo na Folha.

Daí claro, a patrulha aumentou. E cada linha deselegante que Tati escreveu foi parar na boca de Matilde ou no mural dela no Facebook.

Até o Jairo Marques foi alvo esses dias quando publicou o texto do namorado da Miss Bumbum. Ele sempre chamou deficientes de malacabados. Mas nossa foi uma avalanche de gente falando mal.

Sei lá, a Folha tá longe de ser santa. Tem seus defeitos e suas qualidades como qualquer veículo ou qualquer um de nós aqui, na vida real.

Mas esses linchamentos todos, virtuais ou não, são bastante preocupantes. A vida está valendo pouco. O respeito está valendo menos ainda. A educação também não importa.

Só o que importa é ter razão. Só o que importa é estar certo. E mostrar isso por meio da força. É muito mais fácil atirar primeiro. Não é isso que tem rolado nos protestos da vida?

Não é assim que se extermina a população jovem e negra na periferia? Não é essa a postura da polícia que a gente sempre critica?

E não é que de repente estamos fazendo exatamente igual. No calor do momento você não diferencia ninguém e atira até em velhinha.

Não sei se tem como resolver isso, mas acho que um bom começo é apontar o fato e de repente se permitir dar risada. Julgar menos.

Agir menos com a cabeça quente. Talvez esses tumblrs bem humorados (como o Só no Brazil e o Com o PT hoje é melhor) que têm surgido esses dias sejam uma boa resposta  a isso tudo.

Dessa onda ranzinza que domina a internet de que tudo que é ruim só existe no Brasil e de que os petralhas estão construindo uma ditadura comunista. Por deus.

Talvez a solução seja mesmo dançar um tango argentino. Tanta informação. Nunca estivemos tão desinformados.

Nenhum comentário: