quinta-feira, 5 de junho de 2014

Hibern...Ação!

Hibernei neste final de semana. Maio que na expectativa geral era para ser mais leve que abril acabou sendo tão pesado quanto.

E foi um mês cheio de compromissos e atividades sociais. Começando com a parada gay. Então eu precisava ficar um pouco em casa.

Tava sentindo a necessidade de me aquietar, me enfiar debaixo das cobertas e ficar estático e parado, apenas vendo filmes.

Fiz até uma listinha num post-it. Como forma de sintetizar. E tinha que ser filme. Nada de séries, desenhos, novelas. Filme. E até que deu certo.

Não fosse Gabriel me puxando pra jogar video-game eu não teria qualquer tipo de contato com o resto da humanidade.

Comecei minha maratona com "Tomb Raider". Porque sim. Me deu ganas de assistir. E tem no Netflix.

Foi engraçado como eu lembrava muito de algumas partes (o cara pelado no banho, ela chegando de helicóptero na Sibéria) e não lembrava de outras.

Fora de ordem assisti "Um Estranho no Lago", "Easy A" (meu deos a Emma Stone), "Tomb Raider e a Origem da Vida", "GBF" "Wolverine" e "Zathura". Aliás esse último.

O que é "Zathura"? Como eu cheguei aos 27 anos sem ter assistido a esse filme antes nessa vida?

Tentei ainda engatar "Medianeras", mas estava cansado e dei umas pescadas monstruosas. No final do dia me permiti assistir desenhos e ler quadrinhos.

Por que eu tô escrevendo sobre isso? Achei curioso. Eu tô numa fase muito mais envolvido em assistir séries.

Foi bem esquisito parar para ver TV e acompanhar uma história de poucas horas com começo, meio e fim bem claros e desenvolvidos.

Me acostumei a entrar demais no drama de alguns personagens. De repente em uma hora e meia (pouco mais pouco menos, porque Wolverine tem mais de 2h) tudo estava resolvido.

Até a sequência de "Tomb Raider", por exemplo, tem pouco a ver com o primeiro filme.

Fiquei tentando entender o que há de tão diferente entre esses múltiplos formatos.

Em que ponto o roteiro de uma série consegue ser mais espaçado? A TV tem um estilo de te segurar, vender. O final do episódio tem que ser bom pra te fazer voltar pro sofá na próxima semana.

Dá mais tempo para acompanhar a evolução dos personagens. E parece que temos uma variedade maior de assuntos a desenvolver.

Filme já precisa pescar toda sua atenção por um tempo mais direto. De certa forma todos meio que seguem o esquema "apresentação > turning point > drama > resolução > clímax > fim".

É ok. É justo. Mas também não é só isso. A edição. Os cortes, o estilo da câmera. Tudo isso também conta na hora em que a gente reconhece que estamos diante de um filme ou uma série ou etc.

Já na segunda, por exemplo fui assistir "Do Lado de Fora". Filme. Com a Silvetty e o André Bankoff. Mas é o Marcello Airoldi quem segura a trama, talvez por ser mais experiente como ator.

A história é meio qualquer coisinha. E cheia de clichês que fazem ele bem superficial ("bicha sofre nesse país". "queria que um marciano viesse com um raio pra transformar os preconceituosos desse país em perereca").

Mas ó. Não é uma crítica. Só uma constatação. "Do Lado de Fora" é uma comédia leve. Bem leve. Tanto que sua tentativa de fazer drama acaba fazendo rir.

Mostra o problema, aborda, mas não problematiza a questão. Não cria empatia, não promove catarse. Não que precisasse também. Não era o foco. Não devia ser a intenção.

Vale por ser uma comédia assumidamente gay, pela atuação da Titi Müller, da Silvetty. É de chorar de rir em algumas cenas.

Talvez valesse desmembrar como série. Aprofundar o drama de alguns personagens. Seria algo bastante rico.

Assim como "Hoje eu Quero Voltar Sozinho". O longa que nasceu como curta e fez bastante sucesso na internet, podia ganhar um spin-off. Virar uma série da GNT talvez.

Trama tem. Assistir a adolescência desses personagens foi uma delícia. Vê-los amadurecendo seria um privilégio. Viu universo, fica a dica.

Espero poder hibernar mais um pouco neste mês e assistir novos filmes em breve. Afinal, ficaram faltando "A Papisa Joana", "O Banheiro do Papa", "Medianeras" e "Na Estrada". Que foi o que coube no post-it.

Nenhum comentário: